Com o passar dos anos, pouco a pouco a Literatura ganha espaço para a grande população, é claro que está longe de abranger a todos, mas comparado com as décadas anteriores, a Literatura se popularizou.
Porém, como tudo tem um lado negativo, com a Literatura não seria diferente, o preço a pagar é a vulgarização. Primeiro, virou moda escrever livros. Segundo, muitos leitores não sabem ser leitores. Terceiro, as editoras publicam apenas o que convêm a elas, ou seja, aquilo que poderá dar dinheiro. A seguir irei explicar esses três pontos.
Primeiro, ultimamente estão surgindo muitos autores que escrevem por dinheiro e fama, muitas vezes produzem textos de má qualidade e às vezes utilizando temáticas já existentes.
Segundo, muitos leitores tornam os livros desses autores em best-sellers, em modinhas. Às vezes pode ocorrer que o autor seja bom, mas os leitores, os "fãs" vulgarizam a sua obra.
Terceiro, as editoras publicam livros que têm mais chances de serem bem vendidos, ou seja, livros best-sellers nem sempre são equivalentes a qualidade.
Esses três pontos estão sempre interligados, um não existe sem o outro. E nós, admiradores da "Arte de Escrever" somos obrigados a ficar no meio de todo esse conflito, se não formos nós, quem irá manter a Arte?
Eu gostaria de publicar as minhas histórias e que elas virassem best-sellers. Acho que assim pensam também os escritores e por isso, na maioria dos casos, não se importam em prejudicar ou não a literatura, tanto que suas histórias sejam vendidas.
ResponderExcluir